2 de novembro de 2015


EDIFICANDO O ALTAR 



“Esta é a aliança que farei com a casa de Israel, passados aqueles dias”, garante o Senhor. Gravarei as minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Eu lhes serei Deus, e eles serão o meu povo," Hb8,10. 



Em tempos tão difíceis em que vemos o altar do Senhor, muitas vezes não passar de palcos de entretenimento e espetáculos, conflitos de ciúmes infantis entre cantores, uns querendo deter de posse do altar físico, é necessário buscarmos a verdadeira edificação do nosso altar interior. Cada vez mais, entendermos o que significa na Palavra de Deus estabelecer um altar.    
    
Deus ordenou a Moisés: "Farás um altar de madeira de acácia. Deve ser quadrado". Os sacrifícios eram oferecidos sobre este altar.  Dois traços decorativos circundavam o altar. Um era uma renda de cobre atada à este; e outro era uma borda entalhada na parede do altar. A renda dividia o altar ao meio, sendo primordial para seu funcionamento: pois sangue de algumas oferendas devia ser colocado na metade inferior do altar, enquanto o de outras, na metade superior. Deus ordenou a Moisés: "Um fogo deve arder sobre o altar constantemente!"      
                                      
                                                              O Propósito do  Altar

O propósito do altar (mizbêach, em hebraico) está indicado em suas iniciais na raiz da palavra. O que o altar concedia ao povo, M - Mechilá - perdão / Z - Zechut - mérito / B - Berachá - bênção / CH - Chayim - vida.

A primeira menção de um altar ocorre após o Dilúvio, quando “Noé começou a construir um altar a Jeová” e fez nele ofertas queimadas. (Gên 8:20) As únicas ofertas mencionadas antes do Dilúvio foram as de Caim e de Abel, e embora seja provável que fizessem isso, não se diz se usaram altares, ou não.Gn 4, 3- 4.

Jack Hayford escreveu em seu livro UM TEMPO DE ALTAR que altares são memoriais, lugar em que Deus nos atende. Altares representam a ocasião e um encontro pessoal com Deus. 

"Podemos não ser sempre capaz de fazer um altar físico, mas podemos estabelece-lo em nossos corações. Quando celebramos a comunhão de Cristo estamos ofertando em um altar maior do que todos, a Cruz do Calvário em que o Filho de Deus foi colocado diante como o sacrifício. Para reconciliar toda a humanidade a Deus; e para tornar possível a infusão de nossas vidas com significado, o perdão de todos os pecados e a promessa da vida eterna."


      TIPOS DE ALTAR

Os altares aparecem em toda a Bíblia de diversas formas diferentes.  

O lugar de encontro - O Senhor conheceu Jacó em crise e no dia seguinte ele construiu um altar naquele lugar (Gênesis 28). 

O lugar de perdão  - no altar de bronze do sacrifício no  tabernáculo foi oferecido como um testemunho de antemão que não seria um sacrifício de uma vez por todas no Filho de Deus.

O lugar de culto - O altar mais comum construído por pessoas a reconhecer seu louvor a Deus era o altar do incenso, o lugar sagrado onde o sacerdote oferecia adoração ao Senhor, em nome do povo e por si próprio.

O lugar de aliança - Um altar foi construído quando a aliança foi feita entre o Senhor e Abraão, e a terra foi selada como promessa atemporal a Abraão e seus descendentes (Gênesis 15).

O lugar da intercessão - O profeta Joel chama a interceder pelos líderes, em nome do povo e sua economia devastada. (* Se você conhece Jesus, você é um líder!)

ALTAR PESSOAL - O altar do nosso coração deve estar limpo, restaurado e consagrado para estarmos em comunhão e conectados com Deus, hoje não é preciso mais sangue de bodes ou carneiros, pois o sacrifício perfeito foi oferecido pelo Eterno Deus a nós através de Seu Filho, o véu foi rasgado de cima abaixo e podemos estar em Sua Presença pelo Seu Espírito Santo que nos deixou, o Espírito da Verdade que nos consola, conforta e nos ensina o caminho que devemos seguir. 


O altar mais importante que supera todos os outros altares é a Cruz, em que Jesus foi sacrificado. A cruz foi altar pessoal de Deus, já que Ele era o único e ofereceu o Cordeiro Santo, Jesus Cristo. Deus Santo, Uno e Trino realizou um sacrifício perfeito para Si mesmo para a redenção de toda humanidade pecadora.


ALTAR INVISÍVEL - No Novo Testamento Paulo fala sobre sermos ofertas, em Romanos 12: 1, onde diz "oferecer nossos corpos como sacrifício vivo ... isso é o nosso culto espiritual". Agora Paulo não usa a palavra altar aqui, mas entende-se que aquele que oferece um sacrifício, se faz sobre o altar, e ele está falando sobre o altar espiritual, do nosso coração, nosso espírito rendido em sacrifício ao Senhor.



Neste caso o altar é invisível, nós somos colocados neste altar. A salvação não se trata apenas em crer, mas ofertar-se diariamente crucificando a nós mesmos em favor do Reino de Deus. Se você não tiver algum tipo de luta ou conflito, interior ou exterior , no qual tenha que fazer sacrifícios, seu altar espiritual pode estar em ruínas. Pois a natureza do sacrifício implica conflito e dor. Neste caso, o principal conflito, é a nossa vontade e a vontade de Deus. Desistir de sua vontade pode ser mentalmente e emocionalmente doloroso na maioria das vezes.



ALTAR DA OBEDIÊNCIA - O cristão fiel tem um lugar espiritual onde entregamos nossas vontades para Cristo para serem queimadas no fogo do seu Espírito Santo. Todos os dias vamos a este altar buscar direções e caminhos para enfrentarmos as adversidades e o propósito que devemos seguir. Quando escolhemos o caminho do Senhor, estamos de fato oferecendo nossas vidas neste altar invisível, como um ato de adoração racional e agradável a Deus.    

  
ALTAR EM RUÍNAS - O que é preciso para construir um altar são rochas, coisas quebradas, a aplicação geológica é relevante, quantas vezes vivemos explosões vulcânicas em nossas vidas, eventos sísmicos, onde somos moídos e triturados pelas angustias em nosso ser. Você pode levar as coisas duras, destruídas, quebradas e organizá-las diante do Senhor ou você pode arrastar as rochas ao redor de si mesmo e  viver sobrecarregado por elas. 

A Palavra de Deus diz que "aquele que esta em pé, cuide para que não caia." Muitos foram os reis que a Palavra de Deus nos relata que restauraram o altar do Senhor, como também aqueles que pelo pecado, idolatria destruíram o altar. Assim acontece na vida de muitos que um dia andaram com Cristo, mas por motivos que só o Senhor pode saber, caíram e permitiram com que seu altar fosse arruinado. Mas Jesus veio salvar o que se havia perdido.

ALTAR RESTAURADO - Em Cristo, este altar que ora foi destruído pode ser reconstruído pelo poder que há no Sangue de Jesus. Para isto é preciso um conserto, o estabelecimento da aliança, que traz o compromisso em submeter-se a obedecer ao Senhor e Seus Mandamentos.  


Limpe hoje mesmo o seu altar para o Senhor, coloque em ordem e volte para o Amor e a Graça do Pai. Para que o fogo do Espírito Santo de Deus possa arder continuamente dentro do teu interior é necessário que a casa esteja limpa. 

“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” (I Pedro 2:5-10)
Nós somos chamados para sermos sacerdotes espirituais com vestes limpas, aprovadas, honradas e com testemunhos que glorifiquem ao Senhor. Somente em santidade veremos a Deus, esta é  a matéria prima,  que pode ser queimada no altar do nosso interior, que exalará um cheiro suave diante do Pai. 

Mais do que um altar físico, o Pai deseja arder continuamente no altar do nosso coração, desta forma a vitória e a glória do Senhor resplandecerá em nós, em tudo e todos, para que a honra e o louvor, sejam rendidos a Ele em toda nossa maneira de viver. 

Caminhando pela fé, 
Super beijo e até a próxima,
Tatiana Souza. 






   CONHEÇA O BLOG 

THE PRAISE LOVER NO YOUTUBE





SE INSCREVA NO CANAL, CURTA & COMPARTILHE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, registre sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.