9 de setembro de 2013

O Dote da Noiva do Cordeiro.




Havia um costume desde os primórdios da era humana e que em algumas partes de mundo ainda vigora hoje em dia, chamado de dote. Consiste em um acerto de quantia de bens ou dinheiro oferecido pela família do noivo para a família da noiva no compromisso de casamento. No judaísmo a Ketubah que não é um dote e sim um contrato de casamento pré-nupcial, ainda é feito em nossos dias e certifica no casamento os direitos do noivo para com a noiva, garantindo a proteção da noiva em caso de dissabores futuros.

No livro de Gênesis 24,30 a Palavra de Deus conta que Abrãao ao escolher seu servo Eliezer para ir ao encontro de um noiva para seu filho Isaac também proveu o dote E aconteceu que, quando ele viu o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte.”

Hoje em dia no mundo global de valores invertidos e de princípios subtraídos, é possível que se você perguntar para um jovem o que é um dote, é bem provável que ele não saiba te responder. Os jovens já não querem mais casar e até as crianças não possuem mais esperanças na promessa do casamento, refletindo a realidade triste de nossos dias. No tempo antigo era comum que o casamenteiroaquele que ia arrumar a noiva para o noivo por alguma espécie de motivo político, religioso, financeiro oufavoritismo, fizesse o arranjo de casamento entre as famílias. 

No caso relatado no livro de Gênesis, Abraão deixou bem claro através de juramento com Eliezer, seu servo de confiança de sua casa, que a noiva não fosse da terra dos cananeus, pois Abraão sabia que seu filho estava marcado pela promessa de Deus e que a pessoa que ele deveria se casar fosse participante dos propósitos divinos. O casamento bíblico dividia-se em várias etapas,primeiro passo oficial para o compromisso assumido pelo casal era selar o noivado arranjado pelos pais. Desta forma Maria foi desposada com José (Mt 1:18). Depois o dote, como já vimos Quando o servo de Abraão ouviu as palavras deles, prostrou-se em terra diante do Senhor: e tirou o servo jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe." (Gn 24,52-53)

O simbolismo do dote de Cristo para com a Igreja, que é descrita pela Bíblia como a Noiva,foi a entrega de Seu próprio Sangue na cruz do calvário, onde Ele se ofereceu como libação em remissão pelos pecados, como diz em Efésios 5,25 ... Como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Desta feita, da mesma forma que o noivo dava coisas de valor à noiva e à família dela, Jesus pagou um valor altíssimo para casar-se com a igreja e neste momento aguardamos a vinda do Noivo para arrebatar Sua Igreja. Jesus quer voltar e encontrar a sua noiva “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” Efésios 5,27


Jesus sacrificou-se para santificar e purificar a igreja, "A fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra." Efésios 5:26. A Igreja de Cristo está sendo preparada para que a Palavra de Deus se cumpra na consumação das bodas do Cordeiro, onde a noiva finalmente habitará na Glória com Cristo assim como outrora já nos fora revelado “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. "Então, me falou o anjo: Escreve:Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Apocalipse 19,7-9

Hoje podemos nos regozijar e alegrarmos no dote da salvação que foi pago em nosso favor pelo Salvador. Enquanto aguardamos o noivo,devemos buscar a santidade em nosso proceder diário, pois o senhor vem buscar um povo santo e zeloso de boas obras. Para que neste período de espera estejamos confiantes de nossa presença nas bodas do Cordeiro Santo de Deus. Este é o tempo da noiva ser adornada com a evangelização e pregação do Evangelho, com o testemunho santo que exala as virtudes de Cristo em nós, com a santificação do mais puro linho espiritual, para que reconhecidos como filhos de Deus tenhamos autoridade e ousadia contra as obras do diabo, pois se assim fizermos seremos chamados pelo pai de bem aventurados*

E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” Apocalipse 19,9.

Caminhando na fé.
Abraços!
Tatiana Souzza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, registre sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.