23 de agosto de 2010

SEM O NERVO DA COXA


                                             
                                          
22 E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.

23 E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.

24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.

25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.

26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.

30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

31 E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.
Gen 32, 22-31.


Vemos no texto acima, Jacó lutando com o anjo do Senhor. É algo incrível pensarmos nessa narrativa bíblica, imaginarmos um homem comum lutando com um anjo. Lutando? Ser abençoado por Deus exige algumas características pessoais daquele que é fiel na sua confiança, e Jacó possuía estas características desde o ventre, o que o fez ser um conquistador e ter seu nome mudado para construir a história do povo hebreu.Jacó significa usurpador, e a bíblia conta que ele era um homem simples do campo diferente de seu irmão Esaú, homem de caça.Mas Jacó era um homem marcado para viver os milagres de Deus. No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e na sua força lutou com Deus.Oséias 12,3.Hoje, quero tratar a respeito de duas qualidades essenciais para ser abençoado por Deus: valentia e perseverança.
Por que precisamos ser valentes para ser participantes do Reino de Deus e sermos abençoados? O Senhor nos ensina que o Reino de Deus é conquistado pelo esforço, muitas são as dificuldades e os percalços que o cristão enfrenta para se manter no Caminho do Senhor e ainda mais para defender o Seu Reino aqui na terra. "Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram." (Juízes 7 : 3)Muitas pessoas desejam ser abençoadas, e uma boa parte vai para igreja somente atrás de uma benção, isso acontece desde o tempo de Cristo, em que vemos o homem mostrar seu interesse em Deus apenas pelos milagres que Ele pode realizar em suas vidas. "Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis." (João 4 : 48)
Deus está com Sua mão estendida a abençoar-nos, mas isso carece de nós um posicionamento. Sermos valentes na busca e Perseverantes até obtermos bom êxito, não sabemos quanto tempo vai levar para alcançarmos aquilo que nosso coração deseja, mas em Sua ronda diária nos corações, o Senho precisa nos achar de pé e firmes na Suas promessas, e muitos cansam nesta caminhada. Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Nós é que mudamos nas nossas emoções, sentimentos, pensamentos, uns conforme humor, estado físico, etc. "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Malaquias 3 : 6)
O verdadeiro cristão é constante independente das circunstâncias e do tempo que a promessa de Deus leva para concretizar-se na sua vida.
Jacó naquela noite tinha no seu espírito a decisão de que ele seria abençoado, e enquanto aquilo que ele fervorosamente desejava não acontecesse, ele não podia mais viver aquela vida de fugitivo, não agüentava mais sofrer errante no deserto. E quanto ele viu a oportunidade de ser abençoado ele agarrou com todas as suas forças, mesmo que isso o fizesse manquejar para sempre, ele pagou o preço, e perseverou com o anjo do Senhor. E Deus viu em Jacó tamanha valentia que mudou seu nome para Israel, já não mais seria Jacó o usurpador e sim o Israel de Deus, povo eleito e escolhido do Senhor. E teve sua história mudada na eternidade.
"E o remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do SENHOR, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda a filhos de homens." (Miquéias 5 : 7)
E essa é a atitudes dos verdadeiros filhos de Deus, buscar em Deus,em Sua Palavra a força para conquistar as promessas do Senhor. Pois temos esta certeza Aquele que prometeu é fiel. "E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." (Jeremias 1 : 12)
E se retrocedermos e nos acovardarmos haverá o tempo em que choros e desculpas não adiantarão. "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8)
Portanto, sejamos fortes e corajosos, se ficarmos firmes,como Ele nos orienta, também nos garante que ninguém poderá nos resistir todos os dias das nossas vidas. O Deus de O Deus de Jacó te abençoe hoje e sempre.

Te amo em Cristo Jesus.
Caminhando na fé.

Thaty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, registre sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.