18 de agosto de 2010

O Cutelo da fé.


E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus.E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz Genesis22, 1-18.

É comum escutarmos as pessoas dizerem:
_ah, eu tenho fé que vai dar certo; ou eu tenho fé em Deus; ou eu tenho fé nisso ou naquilo. Sem muitas vezes saber ao certo o que é a fé, de onde ela veio, e como se manifesta. A Palavra do Senhor nos ensina em Hebreus11,1: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Firme fundamento ou seja uma conviçcão. A palavra conviçcão no dicionário se resume a certeza adquirida por fatos ou razões; persuasão íntima, convencimento.
Quando o Senhor chamou a Abraão na terra de Hur, para que saísse de perto da sua parentela idólatra, ele ouviu, creu e obedeceu. Não havia razões lógicas para seguir, mas ele simplesmente fez o que no seu íntimo creu.
Mas de onde vem este fundamento, qual a base para uma pessoa ter uma atitude pela fé? Todos nós temos fé? Por que alguns relutam em aceitar a fé?
O Senhor Deus em Seu plano de salvação para o homem, nos presenteou com um dom. A fé. E nos mostrou através de nosso pai Abraão e de muitos outros homens e mulheres que escolheu, os posicionamentos necessários para vivermos pela fé. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8
Todos nós passamos por diversas fases em nossas vidas, alguns tem a sorte de nascerem em lares onde a estrutura é Cristo, e ainda assim buscarem no seu íntimo algo mais. O ser humano tem em seu coração um lugar muito especial que ele deseja preencher e muitas vezes, não sabe como, procura muitas formas, uns buscam através da bebida, dinheiro, sexo, droga, glamour, luxo, carreira, viagens, etc. Toda e qualquer forma de tentar suprir o vazio do coração, um vazio que angustia, traz tristeza, melancolia sem nenhuma razão aparente. Muitos se autodestroem até descobrir que este lugar, é o local onde Jesus Cristo habita através da fé. Mas o ser humano tem por direito o livre-arbítrio dado por Deus na criação, por que Deus nos ama, e quer que todos se salvem, mas um dos príncipios do amor é a liberdade. O ser humano tem direito de escolher o seu caminho, já que a vida nos ensina que há 2 caminhos, o bem e o mal. E aquilo que o homem semear, ele vai colher. A consequência da sua escolha. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11,6.
Os que escolhem ter fé em Deus, passam a viver por ela. Por que Ele diz: E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Gálatas 3:11
E a fé é um caminho com degraus, patamares que se elevam de acordo com a forma que cada um se relaciona com ela. Voltamos a Abraão, em particular quando eu li a primeira vez a história de Isaque prestes a ser imolado em sacrifício pelo próprio pai, eu pensei: Meu Deus, o que é isso?
Mas depois entendi que a fé é uma posição extrema que você defende ou não é digno dela. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Abraão conhecia a Deus de andar com Ele, tinha experiências que a fé nos proporciona de conhecer cada vez mais o infinito amor do Deus Vivo. Ele tinha certeza que o Senhor tinha o melhor para ele, e que na obediência da fé ele alcançaria a vitória, estando no centro da vontade de Deus.
Muitas vezes, o Senhor prova nossa fé, para saber onde está o nosso coração.Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21 .Abraão desejou muito Isaque, era seu único filho, legítimo, filho da promessa. Mas não hesitou em obedecer a voz do Senhor por que ele tinha fé. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23
E a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus, e Abraão era amigo de Deus, e sempre ouvimos o que nossos amigos tem a dizer, não é?
Mas na caminhada da fé com o Senhor, mesmo quando somos provados, para sermos aprovados é que o Senhor permite certas situações em nossas vidas; Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Gálatas 3:7. Somos herdeiros daquele a quem Deus chamou Pai das nações, e devemos confiar que o Senhor não permitirá que abaixemos o cutelo, mas que Ele sempre providência o livramento, por que cremos Nele e ouvimos à Sua voz, e isso nos será imputado como justiça. Justiça que vem da fé em Cristo Jesus.
Glória a Deus.

 
Caminhando na fé,
Thaty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, registre sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.