17 de outubro de 2013

UMA PEQUENA GOTA DE ÓLEO NA ESTRADA CELESTIAL



“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
Josué 1:8

Quando o Senhor Deus exortou a Josué esta maravilhosa ordenança, estava preparando- o, para a grande e árdua jornada, que haveria de traçar na sua história espiritual e terrena. E deu a ele o ensino da vitória em todas as suas batalhas que seria meditar no livro da lei, para os judeus a Torah. 

Desde o antigo Egito e a Babilônia, o mundo tem sido aterrorizado com planos diabólicos, a partir de seitas e heresias, um arquitetado maligno com único propósito, satanás deseja destruir o homem usando ele mesmo, o homem, através da sua mente, criando falsas crenças e ensinamentos que o distanciem de Deus ou mesmo que este, nem venha a conhecer a Deus,  para que assim tenha a perdição eterna preso em seus pecados e enganos.


 A Palavra de Deus nos ensina que ”Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Timóteo 3,16-17

Estudar a Palavra de Deus, investigar, meditar, contemplar aliada a busca incessante com o Espírito Santo de Deus, através da oração, nos traz sabedoria e revelação divina para todas as situações da existência humana, este conhecimento sobrenatural que nos é dado por Deus, nos abre os olhos contra toda artimanha maligna arquitetada pelo Maligno e executada pela mente humana obscurecida pelo mal.

Como confrontar as heresias, distorções e impurezas acrescentadas ao Evangelho de Cristo? O que normalmente acontece é, quando o homem não tem base de conhecimento da Palavra de Deus, da voz do Espírito Santo, e não tem um relacionamento com Deus, é facilmente enredado por doutrinas heréticas, seitas e ensinos falsos. Uma das grandes táticas de satanás e talvez a mais utilizada, é pegar um texto bíblico tirá-lo do seu contexto e utilizar para seus pretextos diabólicos. Mais conhecido como meias verdades aliadas a grandes mentiras. O livro de Efésios 4,14 nos diz “Assim como um navio sem leme e ancora é levado de uma para outra parte ao sabor das ondas, assim também é o cristão sem doutrina que, por não estar ancorado, é levado “em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.

A palavra heresia, do latim haerĕsis, por sua vez do grego αρεσις, significa "escolha" ou "opção,” é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo, pressupondo um sistema doutrinal organizado. A palavra também pode ser usada para "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros.



Para distinguir seitas e heresias que desde o início vem sido diluídas pelo homem na Palavra de Deus, é necessário identificar alguns tópicos. Os primeiros fatores que encontramos nos falsos ensinamentos são doutrinas em Desarmonia com a Bíblia: No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguintes maneira:

· Argumento Bíblico.  

· Argumento extra-bíblico.
  

· Argumento anti-bíblico.


O argumento bíblico é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc4,16-30.

O argumento extra-bíblico é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos. Ex: (um mil chegará dois mil não passará; faça da tua parte e eu te ajudarei, etc...).


O argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de JESUS. Nesta parte, encontramos os ensinamentos anti-bíblicos, Alguns são fundamentados em versículos ou expressões isoladas da Bíblia.  




COMO IDENTIFICAR UMA SEITA? Existem alguns aspectos muito comuns às seitas, em primeiro lugar Jesus não é o centro da doutrina.  As seitas falsas, de um modo geral subestimam o valor de JESUS. As orientais, têm os seus deuses ou profetas acima de tudo, os ocidentais ou substituem JESUS por outro "Cristo" ou colocam o Filho de Deus em segundo lugar, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos por meio intermediadores, contrariando a Palavra de Deus.

Veja o que diz Exôdo 20, 1-6  Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia  a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” 

Apresentam outras fontes doutrinárias complementando a Bíblia: Crêem apenas em partes da Bíblia, admitem e aceitam como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa dose daquilo em que crêem. Alguns  desacreditam da Bíblia da qual fazem muitas restrições. Timóteo diz em 3,16-17 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

Dizem serem os únicos certos: Uma das principais características de uma seita falsa é esta: Pode ter sido fundada há 5, 10, 20 ou 100 anos; isto nãoimporta.  Usam de falsa interpretação: As interpretações que fazem do texto bíblico, desprezando os princípios auxiliares da hermenêutica, têm levado inúmeras pessoas, às vezes, bem intencionadas a fundarem uma seita. De um modo geral isso acontece pela total ignorância das regras de interpretação do nosso próprio idioma que são ensinados em nossos colégios. A hermenêutica,  arte de interpretar textos, palavra que do grego significa hermenevein, “interpretar”, parte da teologia exegética, rata da reta inteligência e interpretação das escrituras bíblicas.



Ensinam ao homem a desenvolver sua própria salvação: Ensinam os homens a se salvarem, mas prometem uma salvação inteiramente naturalista em seu conceito. Os antigos egípcios ensinavam "preparai-vos para os julgamentos de Osíris observando as regras da boa conduta.
Obs.: Osíris: (deus do Nilo, da vegetação e também o deus dos mortos, que por ele eram julgados). Confúcio preceituava: "Andai nas veredas pisadas; sede bons cidadãos do império celeste".

São proselitistas: Uma das atividades principais das seitas é "pescar no aquário dos outros". Fazem os seus neófitos não entre os doentes, aflitos, desesperados ou necessitados. Aproveitam a fé de quem já é iniciado nos ensinos, as vezes com um pouco de sutileza conseguem desencaminhar até mesmo bons cristãos para o meio deles. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores,e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;” 1Tim4,1-2

Desde o O concílio de Nicéia, na Ásia Menor (325 A.D.) presidido por Constantino, bem como os outros que lhe sucederam, o plano do ecumenismo, tem sido o grande alvo de satanás, para alcançar seus objetivos de um só governo na Terra, através do engano na mente humana em ter um só líder mundial, atraindo e enganando há muitos, com a filosofia do amor a todos custo e para todos, sem que os mandamentos bíblicos sejam respeitados.  No concílio, evento que eram compostos por bispos, nomeados pelo imperador; e outros que eram nomeados por líderes religiosos das  diversas comunidades, foi decidido que o Bispo de Roma passaria a exercer autoridade sobre os outros, pelo fato de pertencer à antiga capital do mundo, Roma.

A palavra papa que era usada para todos os bispos, passou a ser reservada só para o bispo de Roma. O primeiro bispo a  governar  Igreja Católica toda foi Inocêncio III (402-417), o segundo foi Leão I (440-461 d.C.). Porém Gregório I (590-604) é que foi considerado o primeiro papa, começou a mandar nos reis em 741 foi instituida a doutrina da infabilidade do papa, que foi transformada em dogma em 1870. A Igreja Católica Romana insiste em afirmar que o primeiro papa foi o apóstolo Pedro (Mt 16:18) porém os estudiosos provam que trata-se de mais uma inverdade.

É necessário, para não ser ludibriado pelos enganos do inimigo por falsas doutrinas,  igrejas, seitas, heresias e ocultismo, estar sempre baseado na Palavra de Deus, que é a BÍBLIA somente, para isto é, preciso o conhecimento efetivo da Palavra de Deus,  isto exige esforço e dedicação,  sabemos que são dois fatores, que nem todos querem tem e nem querem dispor a empregá-los. Muitos preferem a comodidade de ouvir no culto tudo o que é falado, pregado ou profetizado, sem averiguar as escrituras. Por isso, Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”Oséias 6:3

Amados irmãos, examinai todas as coisas e ATENTAI pois os enganos espalham-se em todos os lugares, satanás é astuto e em todo o tempo, busca formas ardilosas de enganarem os eleitos e escolhidos de Deus, buscai a obediência da Palavra de Deus, pois como é dito, em Romanos 16,26 “Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé.”

Desejo a todos sabedoria na caminhada celeste!
Forte abraço,

Blog The Praise Lover  



Referencias: solascriptura-tt.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, registre sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.